terça-feira, maio 23, 2006

Festival Eurovisão


Gostaria de falar sobre o evento que tem dado que bastante que falar nas últimas semanas: o Festival Eurovisão.
Eu confesso que nunca fui fã deste espectáculo... Tal como o Natal dos Hospitais, este festival dá-me vontade de me dirigir à RTP e trancar-me numa casa de banho, ameaçando rebentar com todo o edifício. Mas este ano decidi ver se alguma coisa tinha mudado. E mudou. De facto, a tradição já não é o que era (felizmente) e este ano e Finlândia decidiu inovar com um estilo de Hard Rock, e arrasar o público com os seus monstrinhos: o grupo Lordi e a sua canção Hard Rock Hallelujah.
_

_
Contrariamente às críticas vindas de alguns grupos religiosos e de outras entidades os Lordi venceram e, na minha opinião, merecem todo o mérito que receberam. Com a sua actuação, levaram-me a acreditar que talvez um dia o Festival Eurovisão terá alguma qualidade, ou pelo menos, conseguirá entreter-nos e surpreender-nos com os vários talentos espalhados pela Europa. Já era tempo de alguém pôr de lado o Pop, e participar com alguma originalidade.
Enquanto observava a actuação das Non Stop, que representaram Portugal, havia uma pergunta que me vinha constantemente à cabeça: Porque é que continuamos a tentar? Porquê? Já deu para ver que não vale a pena... Um país que em 92 participa com uma canção cujo refrão é «Peguei, trinquei e meti-te na cesta\ Ris e dás-me a volta à cabeça \ Vem cá, tenho sede \Quero o teu amor d'água fresca» nunca poderá chegar longe...

(Ai ai, aquela Dina!)

Por momentos até pensei que pudesse esquecer o passado e olhar em frente com confiança no meu Portugal. Pensei mal. (Caso não tenham reparado uma das nossas cantoras enganou-se ao cantar... Oiçam bem o início, mais ou menos aos 16 seg.)
_

Enfim, de qualquer maneira, espero que daqui em diante todos os países sigam o exemplo da Finlândia e decidam inovar. E espero que Portugal, da próxima vez não participe com um grupo que se parece com as "Doce, versão 2006", mas com alguém que nos deixe, pelo menos uma vez, orgulhosos do nosso País...

6 comentários:

Anónimo disse...

ya, n nego o merito da finlandia pela originalidade e sim, é de louvar que se comecem a abrir os "horizontes" no festival da canção... mas... xamas akilo kualidade...?? o_o

Johnny Bala disse...

Qualidade nem tanto... Entretenimento sim!

Anónimo disse...

epah, concordo com a epi, pq de qualidade, valha-me Deus! cm diz o teu irmao...ms, sinceramente, até Dina é mais tradicional q NonStop e só temos é q mostrar o q é realmente português! NonStop, ok, né mau, é horrendo, ms Dina é a musica tradicional num dos seus mais altos níveis...é aquilo q se faz cá, bom ou mau.
Há que é fzr boa musica...ms de caras destapadas tanto de mascaras pirosérrimas tanto de hipocrisia relativamente à música q tentamos fzr parecer q temos (má, diga-se) :P

Anónimo disse...

levem os blasted.... :P sempre fazem melhor figura que essa especie de gajos desfigurados... :)

Anónimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

Anónimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»