terça-feira, maio 30, 2006

A arte de cabular

Cabulei. Resolvi o meu teste de Filosofia de Nietzsche de forma desonesta. Não estou arrependido. Afinal quem nunca fez cábulas? Desde um sinal na mão para ajudar a refrescar a memória, a livros inteiros reduzidos a um papelinho, acho que a maior parte das pessoas já utilizou os seus "auxiliares de memória"...
As cábulas, tal como a ciência, estão em constante mudança, desenvolvendo sempre novas técnicas de uso e de fabrico. Eu admiro os Homens das Cavernas no que diz respeito a esta área: devia ser muito difícil, já para não dizer trabalhoso, esculpir uma pedra plana de 20 Kg para ser usada como cábula... Mas o que interessa é que o esquema resulte.
Há uns tempos atrás assisti a um documentário sobre professores e alunos que falava sobre a "arte de cabular". Segundo um dos professores a técnica mais original que tinha conhecimento (porque o aluno no final do semestre lhe confessou, por cortesia) tinha sido o rótulo de uma garrafa de água impresso com a matéria necessária para o teste. E eu penso cá para mim, se este aluno tivesse o mesmo empenho nos estudos como tem em cabular, seria um aluno de 20.
Sinceramente, esta não foi a primeira vez que fiz cábulas, mas acho que também não vai ser a última. Não é por necessidade, mas sim pela questão de me "poupar" para não estudar certas matérias entediantes, que podem prejudicar o meu raciocínio e a minha saúde mental (leia-se: perguicite).
Umas vezes resultam, outras vezes nem por isso. Hoje tive sorte.

6 comentários:

Anónimo disse...

ya kem nunca fez cabulas na vida?? ate eu k sou uma menina tao exemplar (hmmm...) lol a kestao coloca-se kd o pessoal se "encosta" demasiado as cabulas e se eskece de estudar e de k elas so deveriam ser usadas como ultimo recurso, do tipo tas mesmo em cima do teste e houve umas cenas k n tiveste tempo de estudar, ai sim fazes cabulas... mas essa é so a minha maneira d ver...
e sim, se a maior parte das pessoas se empenhassem tanto no estudo kt o fazem pras cabulas (e isto inclui-te, menino joao! :p) eram xelentes alunos... mas cada um sabe de si ;p
beijooo*

Anónimo disse...

cábulas...? ké isso, lol. Ptt

Anónimo disse...

epi ctg funciona mais c\ livros inteiros!!! :P para que cabular qdo se pode utilizar o manual completo?? ;) como sp uma menina inteligente! **
joao cabular e essencial... mais n seja pk grande parte das X's... nca xego a usar! visto que para resumir a materia de modo a caberem em cabulas ocultaveis acabo por decorar...
mas claro! em momentos de desespero... tipo "amanha tens frequencia de calculo as 9h da manha...!" , em que pensamos... "bem tenho 5h para meter a materia toda em papel para levar!" :P
abraço

Anónimo disse...

Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»

Anónimo disse...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

Anónimo disse...

Na minha opinião, sinceramente, é-me indiferente que cabulem ou não. É uma vergonha e um desrespeito para quem estudou, é certo, mas pior ainda é quando se queixam da nota que tiveram ou das cabulas da matéria que fizeram e nao saiu. Querem cabular, cabulem, mas ao menos tenham alguma inteligência e estejam calados. O que ainda é mais deprimente de se ver é que a maioria dos professores iniversitários vê o aluno a cabular e finje que nada acontece. Eu gosto de ensinar, é certo que não tenho muita paciência, mas se um dia eu chegar a algum cargo de ensino e vir um aluno meu a cabular, uma coisa é certa: comigo não passará.