sexta-feira, janeiro 27, 2006

Religião

Hoje quis falar sobre um assunto catita. A religião foi o primeiro tema que me veio à cabeça.
Devo dizer, antes de mais, que sou crente. Gosto da ideia de ter um ser superior a olhar por mim e a puxar uns cordelinhos de vez em quando, embora não exija a outros que acreditem no mesmo que eu, afinal todos somos livres de pensar da maneira que queremos. Quanto à Igreja, aí já é outra coisa... Simplesmente não acredito nela.
Eu fui daquelas pessoas a que eu chamo "vítimas católicas", uma vez que não tive escolha em abdicar dos meus Domingos para as sessões cristãs. Aqui os meus pais revelaram mais uma característica do típico tuga: como bom pai cristão, a primeira coisa a fazer é pôr os filhos na catequese, mas nunca põe os pés na missa. Ou seja, passei metade da minha adolescência a acordar cedinho ao Domingo, para estar 3 horas a ouvir sermões acerca daquilo que devemos fazer e pensar, aquilo que é mau e o que não é. Isto era tudo muito bonito senão fosse o facto das ideias defendidas serem do século passado...Quando se defende que o uso do preservativo é considerado incorrecto, por exemplo, fico a pensar onde é que esta gente tem a cabeça!
Uma coisa que nunca gostei foi a Confissão, por duas razões. Em primeiro lugar: não confio os meus segredos a alguém só porque é padre. (Uma coisa que não devemos esquecer é que antes do 25 de Abril os padres denunciavam as pessoas à PIDE. Isto não me dá muita fé nos padres.) Em segundo lugar: principalmente se o padre for alcóolico, como era o meu. Estar a 30 centímetros da boca de alguém que despeja uma garrafa de bagaço todos os dias, não é do mais agradável que há, como devem imaginar... Eu só queria era sair dali para fora, para poder respirar outra vez...
Tendo em conta as minhas "experiências missais", tenho também alguns reparos a fazer. As óstias por exemplo! Será que com tanta esmolinha que vai para a Igreja, não há dinheiro para arranjar, sei lá, um boiãozinho de geleia ou um docezinho caseiro? Tudo bem, não causa diabetes mas dar-lhe um pouco mais de gostinho não fazia mal. Ah, e se fosse possível, engrossar a óstia também não era má ideia, é que quando aquilo se cola ao céu da boca dá um trabalho dos diabos para sair de lá e uma pessoa passa o resto da cerimónia a ouvir «shloc, shloc»... Sr.Papa, se estiver a ler isto, quero que retenha essencialmente estas duas ideias-chave: "estaladiço"e "Pepitas de chocolate". Outra coisa que me desagrada é a parte da saudação em que "toda a gente dá beijocas a toda a gente". Ora isto é tudo muito bonito se ao nosso lado estiver a quarentona jeitosa da vila... Mas quando olhamos para o lado e vemos uma viuva de 80 anos a babar-se, com a frase «Ai...Já lá vai tanto tempo desde aquela vez!» escrita no olhar, aí o caso muda de figura... (quando isto acontecia, esta era a parte em que eu saía mais cedo da missa). Há portanto que defenir bem os lugares e o tipo de pessoas que se sentam nesses lugares.
Mas agora falando mais a sério, uma coisa que me chateia é a mafia religiosa. Não me venham com tretas. O Vaticano é um estado super rico, a Igreja não paga impostos e recebe milhões de euros com as ofertas. Com as receitas recebidas, não se percebe como é que ainda há tanta fome e tanta miséria por aí. Isto significa que o dinheiro não vai para onde é suposto ir... Depois disto vêm as questões éticas com visões ultrapassadas, entre as quais destaco, mais uma vez, o uso preservativo e também a homossexualidade... E claro a história negra da igreja dos últimos séculos que também não vem ajudar à festa.
Sinceramente, fico contente por saber que hoje em dia as coisas estão diferentes. Os portugueses mais jovens estão um pouco mais separados da religião, o que é bom para pensarem por eles próprios, para que as mentalidades possam evoluir, assim como o próprio país.

20 comentários:

Anónimo disse...

e por estas e por outras k eu sou agnostica... :p

mas olha k n e bem assim isso de os jovens tarem + desligados na religiao...dizes isso pk o ppl com kem tas em contacto e k observas na regiao do pais em k vives e assim... mas se fores pro norte a cena muda completament de figura.. eu fiko completament de boca aberta a ouvir as cenas k o ppl da nossa idade dix e pensa... o ppl "la em cima" e todo bue crente e vao a missa e andam com terços ao pescoço... serio... parecem os nossos avos... mas e nakela, eu n critico, ate pk eles tb n criticam a minha "descrença", temos k respeitar as escolhas dos outros... mas ja era tempo de começarem a usar a cabecinha e terem pensamento critico acerca de tudo o k ouvem na missa... beijo*

Anónimo disse...

Eu compreendo! tb tive k ir as missas ao domingo e n era porque queria.... A religião é estupida!!!

Anónimo disse...

axo k tas mt enganado em relação ao nosso padre... ele n despeja 1 garrafa por dia... no minimo 2... heheh... de resto concordo ctg... mas tb respeito kem acredite... va... este post tb ta bom...
abç...

Anónimo disse...

bem, este post merece a minha intervenção, antes de mais nd peço desc pela invasão; segundo, acho de muito mau tom o comentario de alguem que, com a agravante de não se identificar, disse que a religião era, simplesmente, estúpido. é algo com a qual discordo, completamente. cm crente q sou, tenho perfeita noção e consciencia das verdades e factos omitidos pela dita. quem se limita ba criticar é pq, ou n tem conhecimento da evolução q já se verificou no Vaticano, ou pq n consegue justificar-se. sinceramente, o facto de n se gostar do pe ou et n gostar de ir à missa, n é, d td, argumento pa se criticar dessa maneira.
***stay well***
{relativamente ao pe, já q trocavam de frase...*}

Anónimo disse...

boas! pah oh muziera respeito a tua posição... mas caso n saibas ler não se critica a religião mas sim a empresa que é o Vaticano! que tem tomado posições absurdas e que demonstram perante assuntos negros da sociedade actual! se respeitam que acredita neles deviam ter mais cuidado com o que dizem e aconcelham! mas pronto... caso nao saibas o vaticano é o maior acionista de uma empresa de latex italiana que, caso nao saibas, materia prima de preservativos... ora se isto nao representa uma contrariadade! mas pronto! se querem vencer mesmo determinados problemas vendam o cara**o do pilar de ouro que têm! já dava para muita coisa...
entao se tens "noçao e consciencia" das verdades e factos omitidos" pelo Vaticano... que tens a dizer sobre as mentiras? entao e que argumentos deste tu para acreditar o Vaticano?? resumiste apenas o que o CoolDown disse e meteste um "nao" atrás...!
é o que dá consciencia a mais...
e caso nao saibas ele está identificado mas no caso de quereres melhor identificação podes sp falar cmg hugo.expandable@gmail.com
com os melhores comprimentos
Hugo

Anónimo disse...

pois é "ex", sei disso td, a questão q mais me irrita é misturarem o "monopolio Vaticano" com religião. uma questão é a crença das pessoas e a religiao que professam, outra coisa, totalmente diferente!, é dizerem que "ah e tal, os jovens do norte são uns n sei q's...pq ainda n usam a cabecinha...pelos vistos, n conheces padres em condições: fala com um qq padre do seminario de leiria e aí verás: eles são os primeiros a admitir que a igreja foi e, infelizmente, continua a ser, um verdadeiro negocio. ms eu tenho noção daquilo q digo e tenho consciencia q a igreja usou a crença para enriquecer, ms fica sabendo q a "I"greja está mais viva q nunca...
com os melhores cumprimentos, igualmente...

Anónimo disse...

bem...tou a ver q já há debate por aqui! lol... =p já agora tb me vou manifestar.

antes de mais há q ter em conta q este post, bem como os restantes têm como principal objectivo o "fazer rir" (por exemplo as «pepitas de chocolate nas óstias»). neste caso estamos a lidar com a religião, ok! pode ser 1 assunto mais delicado mas há sempre qualquer coisa pa rir como em qualquer outro assunto (por mais macabro q seja). agora é preciso deixar claro que o facto criticado aqui é APENAS o vaticano enquanto «empresa», como disse o 'ex'. É mto bom que esses padres do seminário de leiria tenham a perfeita consciência do que é esse estado negociante. esses sim serão, então, Padres a sério. mas nem todos pensam assim... no fundo acabam por ser como os políticos e defendem aquilo que não acreditam: dizem que a igreja não é negócio, mas no fundo tem consciencia disso, mas n admitem. e como isto há outras questões --> vamos parar a proibição dos homossexuais (pessoas q nasceram com essa determinação já 'printada' a nascença) sigam carreira eclesiástica independentemente do celibato/prática sexual e à questão do preservativo. Agora espero que realmente invistam dinheiro para cura de doenças e resolução de problemas a nível mundial. não é só a unicef nem a unesco nem a onu; não é só o bill gates. é também a igreja que tem mais dinheiro do que o bill, q a unesco, q a onu e que a unicef.
Espero também que as coisas melhorem. que a Igreja (pessoas e não instituição) estejam mais vivos do que nunca (como disse a muziera) mas com olho aberto para os "problemas das crenças".

Anónimo disse...

cooldown... tens k abordar temas delicados... ja viste a qtdade de pessoal k s manifestou... hehe... continua...
abç

Anónimo disse...

fdx... picou se tudo... mas ao menos isto ganhou vida :P

Johnny Bala disse...

Por amor de Deus, tenham calma! :oP Estou a ver que tenho que colocar aki mais posts deste tipo para que as pessoas sejam mais participativas...

Anónimo disse...

epah... desculpa mas acho que a única pessoa que confundiu alguma coisa foste tu...! ng atacou a crença em si... apenas a crença em algo que nao é credivel! interpreta da maneira que quiseres visto seres tão iluminado sobre o assunto e longe de mim querer ferir a integridade de alguem!
em relação ao assunto do norte... apenas se comentou que no norto as pessoas eram mais crentes! quando se falou em ganhar consciencia era em todas as pessoas no geral e nao apenas nas crentes do norte! mas uma X que há mais pessoas crentes no norte... é apenas uma questão de probabilidades! novamente entende como quiseres!
c\ os melhores comprimentos
eXtralopiteco

Anónimo disse...

{diogo, é claro q as "pepitas de chocolate nas óstias tiveram o seu q de piada...}

Anónimo disse...

ainda bem, "ser iluminado"!! lol! hoje já me sinto realizado, humorísticamente falando!

Anónimo disse...

oi ppl da blogosfera
descobri este blog ha pouco tempo... andava a espera dum texto polemico pa komentar e dixer klk coisa...

vcs sao tds uns marados. é o k é... com os outros txts bues de bacanos ninguuem diz nada... neste metem-se todos a opinar. CAGUEM NA RELIGIÃO. n é preciso dizer + nada, pois não?

pa k nos serve ir apanhar secas enormes na missa em que tamos a olhar po tecto? pa k nos serve acreditar em deus se ele é alguem k nunca vimos nem vamos poder tokar nunka... marados! vaticano? façam de konta kessa merda n existe...

fumem é menos dessas coisas mas.

Anónimo disse...

lol és mas é um ser inanimado! mas pronto.... só deves mexer o casco direito que é para mexer no rato e no teclado... enfim! portem-se bem

Anónimo disse...

coitado(a) do(a) ex...qd n existe opinião formada, é no q dá...:/

Anónimo disse...

olás malta!! oh "ser iluminado"!! entao tu vais me falar de "fumar" num post de religiao? e depois falas assim para o/a teu/tua amigo/a?? tas a falar de religiao!! se vais lá para ver o tecto.. em algumas igreijas ou capelas... se nao sabes akilo é pura arte.. mas para ti é melhor fumar?? nao te confeces nao!! epah cooldown tenho k te desejar felicidades e continua!!
ja agora nao se eskeçam todas as noites antes de adormecer 1 "pai nosso" e 1 "avé maria"!!

Unknown disse...

e um "anjo-da-guarda"...

Anónimo disse...

Amen

Anónimo disse...

bem bem...k post mais polemico...mas eu nao vou comentar o lado serio do post mas sim o objectivo k o post tem ao ser publicado: a comedia...

1 coisa k dizes no inicio.. os nossos papás obrigam-nos a ir a catequese mas esquecem-se d ir a missa e muitas vezes criticam-nos de nao irmos a missa o facto é k quando os confrontamos com isso usam sempre a mesma desculpa esfarrapada...o habitual '' nao tenho tempo'' (mas somos capazes d chegar a casa e ve-los a ver a novela ou o joguinho de futeol...(tristeza)lol
''as pepitas de chocolate'' fizeram.me lembrar as maravilhosas chipmix...nao era mal pensado..

(ta mto fix o post...continua