quinta-feira, abril 06, 2006

Caça aos downloads: Eu discordo, e tu?

- - PJ «à caça» de downloads ilegais - -

A Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) anunciou esta terça-feira que foram apresentadas 28 queixas-crime contra utilizadores portugueses dos serviços ilegais de partilha de ficheiros.(...)

As queixas-crime são contra desconhecidos e foram entregues à Polícia Judiciária (PJ), que iniciará agora as investigações de modo a identificar os prevaricadores. Eduardo Simões, director-geral da AFP afirmou que, embora os utilizadores estejam protegidos por um aparente anonimato, «a PJ tem os meios adequados» para essa identificação.

Eduardo Simões adiantou ainda que os 28 utilizadores visados por esta acção única em Portugal «partilhavam dezenas de milhares de músicas de géneros sem qualquer sequência ou sentido». Kazaa, BearShare, eDonkey/eMule, DirectConnect, Bit Torrent, WinMX e SoulSeek são alguns dos serviços de partilha de ficheiros via Internet (os chamados Peer-to-Peer - P2P) que foram investigados no decorrer desta acção.

Na conferência de imprensa desta terça-feira, no Fórum Telecom, moderada por David Ferreira, presidente da AFP, esteve presente John Kennedy, presidente e director-geral da IFPI, que alertou para a urgência na tomada de medidas que previnam o declínio da indústria discográfica em Portugal, extremamente afectada pelo download e partilha ilegais de ficheiros de música. Segundo a AFP, esta indústria sofreu uma quebra de 47 por cento entre 2000 e 2005.
«Mas os CD estão cada vez mais caros!...»
David Ferreira falou também noutra das questões que rodeiam a pirataria digital: o preço dos discos em Portugal. Segundo dados da AFP, a ideia de que os CD estão cada vez mais caros é puramente falsa. Por exemplo, no que respeita aos CD de novidades, os preços desceram consideravelmente desde 1993, passando dos 9,58 euros para os actuais 8,47 euros (preço das editoras às lojas).
Eduardo Simões realçou ainda o facto da partilha ilegal de ficheiros na Internet ser considerada um crime tão grave como o roubo de um CD numa loja. Foi também chamada a atenção, por parte de John Kennedy, para o valor médio das indemnizações pagas pelos utilizadores em falta, que ronda os 2.600 euros. (...)
---
Discordo completamente desta "caça" aos downloads e digo apenas downloads, e não "caça à pirataria". Os direitos de autor são infringidos quando uma música, por exemplo, é difundida publicamente sem qualquer licença da respectiva entidade, o que não acontece quando estamos a ouvir música dentro de casa, para nosso entretenimento pessoal. Também não estamos a fazer cópias para vender pelo que, se fosse esse o caso, concordaria que este tipo de atitude fosse tomada.
Mas pensando melhor nisto, não será a partilha de ficheiros uma boa maneira de difundir o sucesso dos respectivos autores? Eu já fiz downloads de músicas de autores cujos CDs nem existem em Portugal e duvido que muita gente os conheça neste país sem ser pela partilha de ficheiros...
Além disso, os acessos à internet são pagos, e bem pagos, o tráfego de download que é feito é pago ao Mbyte: será justo pagar duas vezes pelo mesmo tráfego? Não me venham com tretas. Porque é que a AFP não pensa em levar uma comissão simbólica daquilo que já pagamos para ter uma conta ADSL? (aqueles 35 euros dados à PT, que pesam bastante na nossa carteira poderiam ser mais bem encaminhados!). Se esta situação piorar, prefiro cancelar o meu contracto ISP e voltar para o meu modem analógico de 56K. Para quê ter Net super rápida com todas aquelas vantagens que são "oferecidas", se depois são impostos limites, não nos deixando usufruir das mesmas?
Mas enfim, tudo isto tem uma resposta: O governo precisa de dinheiro.
Para os interessados, fiz uma pesquisa na NET sobre os contactos da AFP:
AFP - Associação Fonográfica Portuguesa
Rua Augusto dos Santos, n.º 2 - 4º1000 Lisboa
Tel: 21 352 91 89
Fax: 21 314 73 25
_
Quem quiser entrar em contacto com a Associação Fonográfica Portuguesa para lhe chamar nomes feios, dizer coisas grosseiras ou mandá-los "dar uma volta ao bilhar grande" , esteja à vontade... AFP! Também podiam ter escolhido um nome cujas siglas não tivessem sentidos dúbios.

9 comentários:

Anónimo disse...

Pa variar um bocadinho: discordo.

Estás a ver a questão, subjectiva tudo bem, de uma maneira um bocado egocêntrica.

Primeiro: isso do "sucesso dos respectivos autores" é uma completa treta. N me vais dzr q qd passas uma música é pa lhes fzr uma boa propaganda...ou mm só pa q eles tenham maior projecção. Desc, ms n acredito. Depois acho q essa do "governo precisa de dinheiro" tb já tá um bocado desgasta. É uma questão até mais privada, apesar d haverem determinadas cotas para fins "públicos", aquilo é um perfeito monopólio privado. Agora q falasses em baixar o preço da cultura, EM GERAL, aí sim, estaria totalmente de acordo ctg. Acho bem q acabem com esses programas "ilegais" ms q criem bancos de dados públicos, onde entrariam esses tais limites de tráfego e download de q falas.

N quero d modo algum denegrir o post, q até acho óptimo, já q é um tema q é preciso debater, ms críticas a sério, n é umas coisitas q às vezes se vê. Ms ok, n posso julgar a capacidade crítica de determinados "penetras" e mt menos exigir q opinem. Queria apenas ver críticas bem fundamentadas e nd d "ok, mt bom post...engraçado este, hein?"

keep posting;)

Anónimo disse...

opah... o Joao o governo nao ganha com isto... mais nao seja lucra com o processo judicial o que eu duvido mas...
isto sao processos instaurados por terceiros, editoras ou nao, que e a mesma coisa que eu te processar por me roubares o que quer que seja...!
a identificaçao das pessoas em ligaçoes peer-to-peer e extremamento complicada pois a unica maneira de saber se estas a sacar algo de ilegal e terem alguem infiltrado na rede, que mesmo assim so consegue saber do que quer que seja quando estas em ligaçao directa com essa pessoa!
alem do mais... dessa ligaçao a policia ou outra entidade so consegue saber o IP, o que por si nao diz nada... mais nao seja o teu ISP.
Por outro lado grande parte dos contratos que existem com ISP's excluem IP fixo pelo que cada X que fazes uma nova ligaçao mudas de IP!
Ha registos? haver ha... mas sao de durabilidade reduzida! Na ordem das 24h...!
conseguir que um juiz de ordem para que o ISP de a informaçao sobre um tal IP demora certamente mais que 24h...
abraços

Anónimo disse...

muziera, tenho que concordar contigo quando dizes que o preço da cultura e excessivo!
nao posso e concordar com a parte dos programas ilegais... nenhum destes programas e ilegal, bem pelo contrario! nem o uso e ilegal... so mesmo a informaçoa transferida usando o programa!
nao estamos na presença de um NAPSTER que o unico objectivo era dar prejuizo as empresas dicograficas...!
encontras bastante informaçao sem direitos de autor em redes como o eMule, kazaa e afins...! e bastante cujos autores autorizam a sua partilha online...

tenho a acrescentar ao lucro do governo o IVA pago pela venda de material multimedia...
abraços

Anónimo disse...

ex, qd me referia à ilegalidade dos programas estava a incidir precisamente nos conteúdos transferidos, ms sendo realistas: o programa não é ilegal, ms se de momento quase q apenas circula informação ilegal, de q te vale teres o programa "legal"?

e é óbvio q o governo lucra smp alguma coisa, charmar.se.ia o q, se n o fizesse?

stay well**

Johnny Bala disse...

Em resposta aos vários comentários:
Quando descarrego uma música da internet obviamente que não o faço com o objectivo de fazer propaganda, mas de facto acaba por acontecer. É óbvio que este tipo de programas causa prejuízo a alguém mas, a meu ver, com estas medidas o governo acaba por favorecer a situação inversa, ou seja, favorecer as editoras e desfavorecer-nos a nós. E foi aqui feita referência ao IVA pago pela venda de material multimedia, ora isso é também um ponto de vista a considerar. A mim não me faria a mais pequena comichão a aplicação das medidas adoptadas pelo Governo se os preços dos CDs de música tivessem um preço justo, o que não têm: o IVA de 21% imposto nos CDs e DVDs em oposição aos 5% praticados para outros produtos culturais como o livro, não deixa.
No dia em que estes preços mudarem, eu serei o primeiro a deixar de utilizar programas P2P para obter a minha música.
Por último, não considero estes programas sejam ilegais uma vez que nem todos os dados que neles circulam são ilegais: há imagens, vídeos, ficheiros de texto, programas e o chamado abandonware, entre outros, que de ilegal nada têm.


Obrigado por "bem comentarem".

Archeogamer disse...

A AFP não tem o poder de passar multas, nem o direito de exigir os nomes dos IP's aos ISP. Só com uma ordem judicial que custa caro é que os ISP's podem fornecer os dados e só o tribunal pode nos obrigar a pagar multa. Isto é ridículo, caguem nas cartas, é só para inglês ver. Se o meu ISP fornecer dados sem ordem judicial, quem lhes mete em tribunal sou eu. ;)

Anónimo disse...

dae-su oh said ...
>...
>Só com uma ordem judicial que >custa caro é que os ISP's podem >fornecer os dados e só o tribunal >pode nos obrigar a pagar multa.
>...

Tendo em conta o dinheiro que recebem de indemnização, esse custo é ridiculo...

Não vai haver, é claro, violação de direitos de privacidade, nenhum ISP irá fornecer dados sem ordem judicial. Mas acredito bem que os grandes peixes serão caçados!!

E porquê as cartas? Porque pagar a indeminização sem levar ir a tribunal traz menos custos inerentes a todo o processo a ambas as partes!

Rock!!

Anónimo disse...

ex said ...
>alem do mais... dessa ligaçao a >policia ou outra entidade so >consegue saber o IP, o que por si >nao diz nada... mais nao seja o >teu ISP.
>Por outro lado grande parte dos >contratos que existem com ISP's >excluem IP fixo pelo que cada X >que fazes uma nova ligaçao mudas >de IP!
>Ha registos? haver ha... mas sao >de durabilidade reduzida! Na >ordem das 24h...!

www.google.com --> define: ISP

24H?!... muito mais do que isso, muito mais mesmo!!!!

Sabes qual o interesse de saber quando e como uma entidade se logou nas ultimas 24h? Nenhuma...

Sabes quanto ocupa um registo que te diga com que IP ficaste registado de cada vez que te logaste no ultimo ano?
-um registo terá (+/-) o ip atribuido e o teu username do ISP, este registo terá no mágimo 60 bytes (60 caracteres unicode)
-Logaste na internet no prai 3 vezes por dia.

O que faz com que o teu registo anual ocupe 60*365 = 21900 bytes = 20 Kbytes. Ridiculo!!

O melhor mesmo é sacar numa rede aberta dum cyber café qualquer!

Olarilolela!!

Anónimo disse...

concordo com a chamada caça aos downloads, pode-se não ter essa mentalidade mas por músicas não serem bens materiais não deixa de ser um roubo , quanto a ter de pagar o acesso á internet a quem se paga é a quuem nos "dá" a internet e não aos autores das musicas e quanto ao dinheiro para o governo esse dinheiro é destinado a indeminisar os autores das musicas.